segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Médicos desta blogosfera, elucidem-me!

Gente culta da saúde que me lê, elucidem-me: a colposcopia só se faz quando existem suspeitas de anomalias ou faz parte do exame ginecológico normal?

Eu sei que era suposto eu saber isto, mas não sei e como só hoje me apercebi que vou fazer uma amanhã (!) - visto que tinha pensado que ia fazer uma citologia normal e só agora é que li bem a carta da marcação - quero ir bem informada, porque segundo o Dr. Google só se fazem colposcopias quando existem suspeitas de alguma alteração celular, que é coisa para me estar a dar bastantes nervos! Help me!

6 comentários:

  1. Tens alguma citologia prévia feita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pode ser para tirar alguma dúvida que tenha surgido na citologia. Por vezes a citologia não colhe as células do sítio de onde devia colher, e nesses casos opta-se pela colposcopia porque é um exame mais fidedigno.
      Não te preocupes, é só um procedimento para esclarecer ;)

      Eliminar
    2. É bom que seja só para esclarecer! Raios parta o Dr. Google!

      Eliminar
  2. Já fiz uma por indicação da ginecologista, que detectou algo estranho. Não custou nada, e percebeu-se que o 'algo estranho' era relativamente normal, procedeu-se ao tratamento e já está tudo bem. Portanto... não te enerves ;)

    ResponderEliminar
  3. Rita, filha, nunca te disseram que não se tiram dúvidas médicas no Dr. Google?!
    O que a V te disse é verdade, vai lá calma!

    ResponderEliminar
  4. Cheguei tarde, já te responderam e já a fizeste. Agora keep it easy! Pode não ser nada de especial. E NÂO PROCURES COISAS NA NET, RITA MARIA! Já devias saber que, na net toda a gente tem cancro. Quer tenha uma unha encravada ou uma dor de cabeça.

    ResponderEliminar